terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

SC Covilhã - 3 NDS Guarda - 2

Grande jogo. Neste Domingo em jogo a contar para a 18ª jornada vencemos no Santos Pinto a equipa do NDS da Guarda por 3-2, num jogo impróprio para cardíacos, em que os nervos e as emoções estiveram à flor da pele durante os 70 minutos, dentro e fora do relvado.Entrámos bem em jogo e aos 13 minutos de jogo já tínhamos tido duas ocasiões flagrantes para inaugurar o marcador, o jogo era muito aberto com as duas equipas a proporcionarem um excelente jogo de futebol. E como quem não marca sofre, aos 18 minutos de jogo e na primeira jogada de perigo do NDS, sofremos o primeiro golo numa jogada muito bem delineada pela equipa da Guarda. A nossa reacção no entanto não poderia ter sido melhor, pois dois minutos volvidos empatámos o jogo com um bom golo de cabeça do Barros, após a marcação de um canto. O jogo mantinha-se muito aberto jogando as duas equipas para vencer o jogo, sem receios. As melhores oportunidade até ao final do primeiro tempo foram nossas, mas mais uma vez quem não marca..., e lá está, no último lance da primeira parte o árbitro começou a estragar o que até então era uma grande propaganda ao futebol, e inventou um penalty contra nós, que deu lugar ao 1-2 para o NDS. Logo de seguida fomos para o intervalo.

A equipa estava mais uma vez revoltada com o sucedido, no entanto havia que levantar a cabeça e jogar o que restava para inverter os acontecimentos. E foi isso que fizémos. Entrámos na segunda parte fazendo novamente muita pressão sobre o adversário. No entanto o NDS também ía fazendo pela vida e criou-nos bastantes dificuldades, mas ao minuto 42 e na marcação de um livre directo, o Pedro Cristovão fez um grande golo, empatando o jogo a duas bolas. Na sequência dos festejos do golo recomeçou a persistência do árbitro em querer estragar o jogo, expulsando um jogador de cada equipa por picardias entre ambos, que em nada justificaram os cartões vermelhos. Os nervos exaltaram-se dentro e fora do relvado, e o jogo continuava a um ritmo alucinante, e quase de seguida ao nosso golo mais uma vez o Sr Árbitro não viu um penalty claro como a água sobre o nosso jogador Ivo. Inacreditável. Felizmente para as nossas cores e após uma bela jogada de entendimento colectivo, Jérémy bem lançado no contra-ataque e à saída do guarda-redes, faz um belo chapéu, dando assim a reviravolta completa ao marcador aos 48 minutos de jogo. Um grande golo.

Ainda faltava muito para acabar o jogo, as equipas continuaram na mesma toada, sempre a fundo e só mesmo a atitude incompreensível do árbitro a mostrar cartões por tudo e por nada, com uma atitude prepotente perante os jogadores e bancos. Estragou um jogo que poderia ter sido exemplar em todos os aspectos. Até final de salientar dois lances, um em que o nosso jogador Craveiro é carregado dentro da área e mais uma vez nada..., a outra e no último minuto de jogo, o NDS quase chegava ao empate, valendo-nos o Baptista com um vôo e uma defesa espectacular, segurando assim os três pontos.

Se há jogos em que as duas equipas mereciam ganhar, este é sem dúvida um desses jogos, quer pela atitude, quer pela entrega, quer pelo espírito de sacrifício que mostraram em várias ocasiões do jogo, nunca virando a cara à luta, e mostrando vontade em vencer. Estão de parabéns pelo espectáculo. A destoar disto tudo a exibição do Árbitro, o qual continuou o seu espectáculo no fim do jogo, expulsando-me por lhe dizer algumas verdades que não gostou de ouvir, e depois no acesso aos balneários como retaliação a um conselho que eu lhe dei no momento, expulsou um dos nossos jogadores que apenas se dirigia para os balneários sem nada dizer. Eu apenas o aconselhei a tomar juízo, porque muito sinceramente acho que precisa urgentemente dele. Muito honestamente, e desculpem-me a sinceridade e o atrevimento, penso que este senhor, tal foi a palhaçada de arbitragem, teria uma carreira muito mais promissora se se dedicasse ao "Stand Up Comedy", para o qual mostrou muitos dotes, e deixasse em paz a arbitragem para quem de facto percebe minimamente disso.

No que respeita à minha atitude, e uma vez que o Árbitro descarregou a sua frustração em cima de um jogador nosso em função daquilo que eu lhe disse, peço desculpa ao jogador em questão e a toda a equipa, uma vez que tenho a perfeita noção que foram penalizados por isso. Há momentos em que se torna difícil manter a postura, e este foi um deles, daí as minhas sinceras desculpas a todos.

Algumas fotos do jogo